QR Code on-line e off-line

O QR Code, ou Quick Response Code, em português: código de resposta rápida, foi criado pela indústria automobilística japonesa na década de 90 para rastreamento de veículos no processo de produção e distribuição. Desde então essa ferramenta vem evoluindo e ganhando popularidade e novas aplicações.
A principal vantagem do QR no começo foi a quantidade de informações que ele armazena. Em tamanhos menores, sem prejuízos nas leituras, um QR code armazena muito mais informações que um código de barras de qualquer tamanho.
Hoje esses quadradinhos bidimensionais são vistos em todos os lugares, inclusive no cupom fiscal do supermercado ou do posto de gasolina.


Tipos de QR Code

Existem mais de 40 tipos de QR’s, mas para o marketing o que mais são as ações desses códigos. Por isso vamos dividi-los em apenas dois grupos com base no que eles fazem:

OFF-LINE

Também chamados de “estáticos”, os QR’s que possuem as informações na própria grafia, ou seja, basta scanear o código para obter seu conteúdo que pode ser um preço, descrição, termo de garantia, etc de um produto, como podem ser as informações comerciais ou fiscais de um empresa.
  • Vantagem: dispensa internet
  • Desvantagem: não altera conteúdo

ON-LINE

São chamados de QR’s Codes dinâmicos, mas na verdade eles também são estáticos. O que os diferenciam dos off-line é a informação que esse tipo contém: um link ou hiperlink. Por isso eles são considerados dinâmicos, apontam para um lugar e o conteúdo nesse lugar pode ser modificado ou atualizado mesmo depois do QR Code ter sido impresso.
Pode apontar para um site, land page, cadastro de produto ou pessoa, arquivo da web ou de uma intranet, arquivo VCard com informações do cartão de visitas para o smartfone, arquivo para download como ficha ou catálogo, formulário de cadastro, localização do GPS ou do Google Maps, entre muitas outras coisas.
  • Vantagem: muito mais possibilidade de conteúdo que pode ser alterado ou atualizado
  • Desvantagem: precisa de internet ou acesso a uma rede de dados


Como scanear?

Qualquer smartphone com câmera pode fazer a leitura do código. Basta obter um dos aplicativos de leitura que são disponibilizados gratuitamente para todos os tipos e marcas de aparelhos.
A maioria dos APPs para scanear QR Code são leves e fáceis de utilizar.

Faça seus materiais comerciais e institucionais, suas campanhas, eventos e promoções com as vantagens do QR Code.
alvarob.com